sábado, 2 de junho de 2007

Especialistas recomendam cerveja para reidratar atletas

A ingestão moderada ( O QUE É ISSO ? ) de cerveja após o exercício físico favorece a reidratação dos atletas sem prejudicar suas capacidades psicocognitivas, segundo estudos de especialistas em nutrição.

A conclusão, que pode parecer um contra-senso, foi apresentada nesta terça-feira por seus autores em um simpósio realizado em Granada, sul da Espanha, com o tema "Cerveja, Esporte e Saúde".

A recomendação foi incluir cerveja na dieta diária dos atletas. Os especialistas ressaltaram as propriedades antioxidantes da bebida, que também favorece o sistema cardiovascular.

Em entrevista coletiva, o cardiologista e ex-jogador de basquete Juan Antonio Corbalán afirmou que a cerveja tem um perfil "excelente", por conseguir uma hidratação eficaz do organismo após o exercício físico.

Segundo Corbalán, o baixo teor alcoólico da bebida é "absolutamente compatível" com o rendimento esportivo de alto nível, "sempre levando-se em conta que a quantidade de cerveja ingerida deve ser adequada à capacidade do organismo de metabolizar o álcool". ( IGNORAR ESSA PARTE )


Tabu

O cardiologista mencionou a necessidade de eliminar determinados "tabus' em relação ao sumo da cevada, que definiu como "a primeira bebida para o atleta, após a água".

Manuel Castillo Garzón, catedrático de fisiologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, afirmou que, segundo pesquisas, a ingestão moderada de cerveja não piora as capacidades psicocognitivas dos atletas porque não provoca a perda de campo de visão nem leva a um maior número de erros.

Garzón acrescentou que o consumo da bebida aumenta a tolerância ao esforço físico e reduz o estresse que representa fazer exercícios em condições extremas.

Teste

Para chegar a essas conclusões, o especialista avaliou as capacidades cognitivas e locomotoras de um grupo de jovens que, de forma aleatória, beberam cerveja ou água após fazer esporte em um quarto a 40ºC, situação que favorecia a desidratação.

Castillo Garzón analisou as capacidades dos jovens antes e uma hora e meia depois do exercício. Para isso, usou um sistema especial que mede a reação dos pilotos de caças a determinados estímulos.

O experimento permitiu ao cientista aprovar os benefícios do consumo moderado de cerveja para os atletas.



-------------

Pronto , cientificamente comprovado .
E sim , somos atletas .

fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u300657.shtml


Rato .

4 comentários:

Anônimo disse...

O fato é tão importante assim pra ser noticiado em nosso blog duas, três vezes? Puxa, a gnt deve mesmo amar cerveja!

Andre Borghi disse...

O fato é , mas pior é o indivíduo que tem a senha de administrador e não sabe como apagar o post repetido , como eu ;-)

Anônimo disse...

Fala meus amores...noss quanto tempo..quanta saudade de vc's...que bom que fizeram esse cantinho aqui para matarmos a saudade!!!!vou procurar nossas fotinha la em casa para colocar aqui!!!...hehehe..milhoes de beijos p vc's tds!!!!...amo cada um....orelha(meu irmão de coraçao),peixe,espeto,cuzinho,Erik,Milon...tds!!!!(sera que esqueci alguem????...beijos a maninha de bagunça e do fundão da sala...Thais Cristinne

Andre Borghi disse...

Não imagina , esqueceu não !!!!

;-P